COVID19: Actualização dos dados 08 de abril – Diretor Nacional de Saúde

Na habitual conferência de imprensa diária sobre a situação da covid19 no país o Diretor Nacional de Saúde avançou as seguintes informações:

Hoje foram registados 8 casos suspeitos, sendo 5 na ilha da Boa Vista entre as pessoas que estão em quarente num dos hotéis, 2 em São Vicente e 1 em São Nicolau.

Avançou que cerca de 292 pessoas que estavam em quarentena na ilha do Sal e na cidade da Praia, em 3 hotéis, saíram de quarentena sem apresentar qualquer sintoma conivente com covid19.

Essas pessoas são Cabo-verdianos que vieram de Portugal, França, Estados Unidos e do Brasil.  A grande maioria estavam nos 3 hotéis da capital. Neste momento só estão em quarentena pessoas que viajaram da Praia para o Sal e também na Praia pessoas que vieram da ilha da Boa vista.

Segundo Artur Coreia, o foco agora vai ser a busca pelos casos suspeitos. “Estamos a correr atrás, portanto é natural que venha a aparecer mais casos suspeitos”

Avançou que neste momento que o país não tem pessoas que vieram do exterior, os esforços vão se concentrar na consolidação da vigilância epidemiológica e identificar precocemente eventuais casos suspeitos.

Comunicou que os casos da Praia cujos resultados foram inconclusivos vão ser submetidos a um terceiro teste ainda hoje.

Já para o primeiro caso positivo da Praia avançou que o paciente já teve alta depois dos dois testes terem dado resultado negativo. Informou também que os restantes casos positivos do país nomeadamente na Praia, em São Vicente e Boa Vista estão e evoluir bem.

Quanto a questão de fiabilidade dos dados apresentados pelo país até agora, o Diretor Nacional de Saúde disse que se esses dados fossem falsos a realidade nos hospitais seria diferente como se está a verificar em outros países.

“Nós não estamos a verificar nada disso felizmente até o momento. Há sempre a possibilidade de acontecer uma reviravolta.”

Para Artur Coreia os números baixos muito têm a ver com as medidas implementadas e a antecipação das medidas por parte do governo bem como a aderência da população.

Até hoje, baseado nas orientações do Plano de Contingência que prevê que os testes sejam feitos a todos os casos suspeitos e os seus contactos, já se realizou cerca de 100 teste de covid19 em Cabo Verde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados