Direção Nacional de Saúde apresentou os Cenários da Evolução da COVID-19, em Cabo Verde

Na manhã desta sexta-feira, 10 de abril, na Sala de Conferências do Palácio do Governo, foi apresentada aos Órgãos de Comunicação Social, modelos de cenários da Evolução da COVID-19, em Cabo Verde.

A sessão foi presidida pelo Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, que na sua intervenção explicou que esta sessão tem por objetivo “sermos transparentes” e ainda clarificar através das duas projeções, uma de 4 meses e outra para 1 ano, os cenários da evolução do COVID-19, no país. E desta forma planificar as ações tendo em conta os modelos apresentados, baseados em variáveis.

Cenários esses que irão permitir avaliar as necessidades em termos de recursos para fazer face ao novo coronavírus.

A primeira apresentação ficou a cargo do representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Dr. Hernando Agudelo que avançou que o cenário apresentado está sendo adotado pelo Escritório Regional da OMS África.

A segunda apresentação, foi feita pelo Eng. José Augusto Fernandes, prevendo um cenário para quatro meses.De acordo com a evidência apresentada para as projeçoes de 4 meses, desde o inicio da pandemia em Cabo Verde (19 de março), a DNS, de acordo com o Director Nacional (8/04), já realizou 100 Teste, dos quais verificou-se um total acumulado de 7 infectados. Isso corresponde a uma media de 7% de evidencia dos infetados.

Se for analisado do ponto de vista estatístico e aplicando essa média sobre o total de população, prevê-se um total de 38.961 pessoas, que podem estar infectado. Calculando um intervalo de confiança de 95% e um erro de 5%, pode-se ter entre [11.132 a 66.791] pessoas infetadas.

Analizando por exemplo os cenário tendo em conta as medidas de Quarentena_30%, significa que haverá uma redução de 30% das pessoas suscetíveis de contacto com os infetados e a velocidade de transmissão reduzirá em 30% em consequência da redução da probabilidade de contacto entre suscetíveis e infetados.

As apresentações feitas durante a sessão estão disponíveis no link abaixo:
– Apresentação cenários COVID -19 – Organização Mundial de Saúde AFRO
– Apresentação de cenários COVID-19 Cabo Verde I
– Apresentação cenários COVID-19 Cabo Verde I (continuação) Modelo SIR CV

http://www.minsaude.gov.cv/…/documento…/coronavirus-covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados