ERIS/DNS Vacina contra a COVID-19 AstraZeneca – Conclusão da avaliação: benefícios superam os riscos

No quadro das atribuições da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) para o setor Farmacêutico, e no seguimento da Circular Informativa Conjunta nº 01/ERIS-DNS/2021, de 16 de março de 2021, a ERIS e a Direção Nacional de Saúde (DNS) emitiram uma nova Circular Informativa Conjunta, nº 02/ERIS-DNS/2021, sobre a “Vacina contra a COVID-19 AstraZeneca – Conclusão da Avaliação: benefícios superam os riscos”.

No documento, ERIS e DNS informam que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) iniciou uma revisão dos casos de eventos tromboembólicos notificados e com a conclusão do processo de revisão dos dados existentes, a EMA asseverou que:

  • O benefício da vacina Covidshield (Oxford/AstraZeneca) continua a superar os riscos de efeitos indesejáveis da vacina.
  • A vacina Covidshield (Oxford/AstraZeneca) não está associada a um aumento no risco de formação de coágulos sanguíneos (eventos tromboembólicos) nas pessoas que receberam a vacina.
  • Não há evidências de que o aparecimento de eventos tromboembólicos esteja relacionado com um lote específico ou um local particular de fabrico.
  • A vacina Covidshield (Oxford/AstraZeneca) pode estar associada a casos muito raros de coágulos sanguíneos ligados a trombocitopenia (níveis baixos de plaquetas no sangue ou outros fatores que contribuam para a formação de coágulos no sangue) com ou sem sangramento.

Em razão da eficácia comprovada da vacina Covidshield (Oxford/AstraZeneca) na prevenção da hospitalização e morte por COVID-19, superando o risco raro de desenvolvimento de eventos tromboembólicos, ERIS e DNS recomendam prosseguir o Plano Nacional de Vacinação, uma vez que as evidências científicas confirmam a segurança na utilização das vacinas em causa.

Aceda e confira:

Circular Informativa Conjunta nº 02/ERIS-DNS/2021 – Vacina contra a COVID-19 AstraZeneca – Conclusão da Avaliação: benefícios superam os riscos

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados