Estados Unidos doa à Cabo Verde 100 mil doses de vacinas através do mecanismo COVAX

Chegou na noite deste domingo 03 de outubro, 100 mil doses de vacinas (Moderna) ao país, uma doação dos Estados Unidos da América no âmbito do Mecanismo COVAX.

A chegada desta importante doação, ao aeroporto Nelson Mandela, a bordo de um voo da TAP, foi testemunhada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares e Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em representação do Governo de Cabo Verde.

A Chargé d’Affaires dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Amanda Porter que esteve em representação da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, expressou a satisfação na receção destas vacinas afirmando ser uma “grande alegria” presenciar esta chegada.

Felicitou o Governo de Cabo Verde pelo “esforço inabalável” para garantir que todos os Cabo-verdianos tenham acesso às vacinas contra covid19.

Disse que em nome do Embaixador e do Povo Americano, sentem-se “honrados” por esta parceria entre os EUA e Cabo Verde.

A Chargé d’Affaires dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, reafirmou o Compromisso de os EUA doarem mais 200 mil dose de vacinas da pfizer dizendo que estas chegaram nas próximas semanas além de lançar um apelo para a população aderir a campanha de Vacinação.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação Integração Regional, Rui Figueiredo considerou que o sucesso da vacinação que o país tem registado, sendo considerado um exemplo, é graças ao empenho dos parceiros de Cabo Verde e em nome do Governo agradeceu a Administração Norte Americana por esta doação, mas também agradeceu aos outros parceiros internacionais que tem apoiado o Governo neste processo e no combate à Covid19.

Reforçou que “as vacinas é um bem raro que continuam a fazer, no continente Africano, imensa falta, por isso pediu a todos os Cabo-verdianos em idade elegível que se vacinem para-se protegerem e protegerem as suas famílias, país e a sua economia.

Estiveram também no ato de receção das 100 mil doses de vacinas os representantes das organizações do mecanismo COVAX, designadamente a Representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, a Embaixadora da União Europeia, Carla Grijó, o Representante da OMS, Daniel Kertesz e o Representante da Unicef/UNFPA, steven Ursino.

A vacina Moderna mostrou ser muito eficaz no controlo da COVID-19, sendo necessária a aplicação de duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados