Chegou na noite deste domingo 03 de outubro, 100 mil doses de vacinas (Moderna) ao país, uma doação dos Estados Unidos da América no âmbito do Mecanismo COVAX.
A chegada desta importante doação, ao aeroporto Nelson Mandela, a bordo de um voo da TAP, foi testemunhada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares e Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em representação do Governo de Cabo Verde.
A Chargé d’Affaires dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Amanda Porter que esteve em representação da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, expressou a satisfação na receção destas vacinas afirmando ser uma “grande alegria” presenciar esta chegada.
Felicitou o Governo de Cabo Verde pelo “esforço inabalável” para garantir que todos os Cabo-verdianos tenham acesso às vacinas contra covid19.
Disse que em nome do Embaixador e do Povo Americano, sentem-se “honrados” por esta parceria entre os EUA e Cabo Verde.
A Chargé d’Affaires dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, reafirmou o Compromisso de os EUA doarem mais 200 mil dose de vacinas da pfizer dizendo que estas chegaram nas próximas semanas além de lançar um apelo para a população aderir a campanha de Vacinação.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação Integração Regional, Rui Figueiredo considerou que o sucesso da vacinação que o país tem registado, sendo considerado um exemplo, é graças ao empenho dos parceiros de Cabo Verde e em nome do Governo agradeceu a Administração Norte Americana por esta doação, mas também agradeceu aos outros parceiros internacionais que tem apoiado o Governo neste processo e no combate à Covid19.
Reforçou que “as vacinas é um bem raro que continuam a fazer, no continente Africano, imensa falta, por isso pediu a todos os Cabo-verdianos em idade elegível que se vacinem para-se protegerem e protegerem as suas famílias, país e a sua economia.
Estiveram também no ato de receção das 100 mil doses de vacinas os representantes das organizações do mecanismo COVAX, designadamente a Representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, a Embaixadora da União Europeia, Carla Grijó, o Representante da OMS, Daniel Kertesz e o Representante da Unicef/UNFPA, steven Ursino.
A vacina Moderna mostrou ser muito eficaz no controlo da COVID-19, sendo necessária a aplicação de duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.