Ministro da Saúde confirma a intenção do Governo em avançar com a vacinação contra Covid19 na faixa etária dos 12 aos 17 anos

De acordo com a tutela da pasta da saúde, Arlindo do Rosário, o Governo já está a estudar as formas para avançar com a vacinação contra a covid19 para a população dos 12 aos 17 anos.

“Nós pensamos que até novembro teremos as condições reunidas para avançarmos com a vacinação nesta faixa etária”

O Ministro disse que para este objetivo, o governo está à espera da chegada de mais 200 mil doses de vacinas da Pfizer que está prevista para este mês de outubro e poder-se avançar com o processo de vacinação.

“Como se sabe, das vacinas que estão acreditadas para serem aplicadas nesta faixa etária e a pfiser é uma vacina segura que já está sendo aplicada neste grupo populacional e, portanto, nós vamos reservar parte destas vacinas para este efeito” assegurou.

Segundo os dados avançados, o país tem cerca de 54 mil jovens com a idade dos 12 aos 17 anos e por isso, o Ministério da Saúde está a se preparar para avançar com este novo objetivo do Governo.

Questionado se a quantidade das vacinas que chegarão poderá chegar, Arlindo do Rosário assegurou que sim, pois espera-se a chegada de 200 mil doses e serão necessárias cerca de 110 mil doses para vacinar completamente (2 doses) todos os jovens dos 12 aos 17 anos.

Ao falar sobre todos os apoios que o país tem recebido de parceiros internacionais e da comunidade internacional para a vacinação em Cabo Verde, o Ministro disse que é de reconhecer todo o trabalho através do mecanismo COVAX através de vários parceiros, mas também da cooperação bilateral refletido pelo trabalho importante do ponto de vista diplomático, que tem sido feito, por forma a que as vacinas tenham chegado a tempo e contribuído para que o país tenha esta taxa de vacinação que é considerada um exemplo para vários países.

De salientar que as 200 mil doses de vacinas da Pfizer que está sendo aguardada por Cabo Verde, será doada também pelos Estados Unidos da América, aliás a Encarregada dos Negócios da Embaixada dos EUA, Amanda Porter confirmou ontem que esta doação chegará ao país nas próximas semanas.

Arlindo do Rosário falava aos Jornalista, a margem da cerimônia de recepção das 100 mil doses de vacinas Moderna doados pelos EUA, que chegaram ao país esta noite.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados