No âmbito da prevenção contra a covid19 e os esforços para conter a propagação do vírus têm que estar alinhados ao cumprimento das medidas de prevenção por parte da população.
É neste sentido que a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, apelou nesta segunda-feira, 06 de abril, a toda população para o cumprimento das medidas de prevenção sobretudo o distanciamento social. Isso porque segundo a mesma, tem havido informações sobre a realização de festas, presenças em funerais de número de pessoas acima do recomendado e que não abona com as medidas de prevenção contra a covid19.
Alertou para que os funerais sejam acompanhados pelos familiares mais próximos e que as visitas se façam por telefone.
“É fundamental que respeitemos a questão do confinamento domiciliar não saindo sem motivos justificáveis aliás como está no Decreto Presidencial, limitar aglomerados, manter o distanciamento social mínima de um metro”.
Reforçou ainda que a aposta deve ser na lavagem das mãos várias vezes ao dia e a utilização do álcool gel.
Como forma de esclarecimento sobre a noticia de que o país já tinha registado um caso recuperado de covid19, o Instituto Nacional de Saúde Pública esclareceu que não se pode considerar o caso cujo primeiro resultado de teste deu negativo, pois para se considerar caso recuperado existem outros critérios que devem ser cumpridos.
Primeiro para ter alta o paciente precisa ter dois exames negativos devendo ser seguido ainda durante 14 dias e se ao fim desse tempo a pessoa não tiver nenhum sintoma pode ser considerado um caso recuperado de covid19, acrescentou.
Por isso ainda não se registou nenhum caso de covid19 recuperado em Cabo Verde.