Instituto Nacional de Saúde Pública apela a população para cumprirem com as medidas de prevenção contra a covid19

No âmbito da prevenção contra a covid19 e os esforços para conter a propagação do vírus têm que estar alinhados ao cumprimento das medidas de prevenção por parte da população.

É neste sentido que a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, apelou nesta segunda-feira, 06 de abril, a toda população para o cumprimento das medidas de prevenção sobretudo o distanciamento social. Isso porque segundo a mesma, tem havido informações sobre a realização de festas, presenças em funerais de número de pessoas acima do recomendado e que não abona com as medidas de prevenção contra a covid19.

Alertou para que os funerais sejam acompanhados pelos familiares mais próximos e que as visitas se façam por telefone.

“É fundamental que respeitemos a questão do confinamento domiciliar não saindo sem motivos justificáveis aliás como está no Decreto Presidencial, limitar aglomerados, manter o distanciamento social mínima de um metro”.

Reforçou ainda que a aposta deve ser na lavagem das mãos várias vezes ao dia e a utilização do álcool gel.

Como forma de esclarecimento sobre a noticia de que o país já tinha registado um caso recuperado de covid19, o Instituto Nacional de Saúde Pública esclareceu que não se pode considerar o caso cujo primeiro resultado de teste deu negativo, pois para se considerar caso recuperado existem outros critérios que devem ser cumpridos.

Primeiro para ter alta o paciente precisa ter dois exames negativos devendo ser seguido ainda durante 14 dias e se ao fim desse tempo a pessoa não tiver nenhum sintoma pode ser considerado um caso recuperado de covid19, acrescentou.

Por isso ainda não se registou nenhum caso de covid19 recuperado em Cabo Verde.  

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados